segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Igreja de São Vicente de Fora, Lisboa, Parte II

Igreja de São Vicente de Fora @ Lisboa.
22.Outubro.2011.
Fotografia & Edição: Marta Araújo.


Clica na fotografia para aumentar !!




"Apresenta planta retangular com uma fachada de tipo italiano, sóbria e simétrica, com uma torre de cada lado e as estátuas dos santos Agostinho, Sebastião e Vicente sobre a entrada.

No interior, destacam-se:
  • um baldaquino em estilo barroco de autoria de Machado de Castro, por cima do altar, flanqueado por estátuas de madeira em tamanho natural.
  • um órgão ibérico construído em 1765 pelo organeiro João Fontanes de Maqueixa e restaurado em 1994 pelos franceses Claude e Christine Rainolter. Trata-se de um dos melhores e maiores exemplares da organaria portuguesa do século XVIII.
O antigo mosteiro agostiniano adjacente, com acesso pela nave, conserva a sua cisterna do século XVI e vestígios do antigo claustro. Destaca-se ainda pelos seus paineis de azulejos do século XVIII: à entrada, junto ao primeiro claustro, estão representadas cenas do ataques de D. Afonso Henriques a Lisboa e Santarém da autoria de Manuel dos Santos. Em volta dos claustros, painéis de azulejos com cenas rurais, rodeados por desenhos florais e querubins, ilustram as fábulas de La Fontaine.

Nas dependências da Igreja está localizado o Panteão Real dos Braganças."

3 comentários:

  1. Somos feitos de história por isso, devemos perceva-la.

    ResponderEliminar
  2. ola boa noite é sempre bom saber mais deste lindo pais que vivemos obrigada pela bela leitura beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto das fotos que vais publicando. :)

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar